Sons de estimação

Hoje o disco Pet Sounds completa 45 anos. Esse jovem senhor foi lançado em 1966 pelos Beach Boys - alguns meses antes do álbum Revolver dos Beatles – e teria influenciado a dupla Lennon & Mccartney a alçar vôos mais sofisticados dentro da até então limitada fôrma da música pop.

E o que o Pet Sounds tem a ver com psiquiatria? A resposta é Brian Wilson, o líder, principal compositor e arranjador dos Beach Boys. Filho de um pai abusivo, o talentoso Brian conseguiu superar uma séria limitação auditiva – era quase completamente surdo à direita – e construir as intricadas linhas melódicas tão características da banda. Mais ou menos durante o período de gestação do Pet Sounds, Wilson meteu-se a descer o tobogã de quase todo músico da época: o uso de pesadas drogas alucinógenas. Não demorou até desenvolver delírios paranóides acompanhados de agorafobia que resultaram em anos de completa reclusão.

Hoje, apesar dos sintomas de discinesia tardia e certo embotamento afetivo, Brian Wilson ainda compõe e faz shows.

Aqui, o site oficial de um dos maiores gênios da música pop.

* No vídeo, a música é a versão remasterizada de God Only Knows. Ponha os fones de ouvido, diminua as luzes e relaxe.

:: Posts relacionados: It ain’t me, babe, Intermezzo, Obsessão musical

One Response to “Sons de estimação”

  1. Denise Evangelista
    27/05/2011 at 11:19 pm #

    Adoro essa musica.
    Fui ao show do Paul esse domingo, e claro, não tive como não me lembrar de você, preceptor querido (zangado, mas querido, hehehe).
    Abraços saudosos,
    Denise

Leave a Reply