Assim é se lhe parece

Pareidolia é a ilusão que ocorre quando o cérebro tenta encontrar imagens conhecidas em estímulos sem organização. Isso acontece quando olhamos para as nuvens, por exemplo, e identificamos o formato de um animal ou objeto, ou quando percebemos rostos humanos ou monstruosos em manifestações da natureza, como nesta imagem.

Karl Jaspers em sua Psicopatologia Geral descreve assim:

Sem emoçao, sem juízo sobre a realidade mas também sem que as imagens desapareçam com a atenção, a fantasia, “produtiva devido a impressões sensoriais incompletas”, transforma nuvens, superfícies de muros antigos etc. em imagens ilusórias com nitidez corpórea.

Dito de forma simples, pareidolia é o que acontece quando o cérebro tenta transformar algo estranho ou vago, em algo familiar. Isso geralmente ocorre com estímulos visuais e auditivos.

Nos EUA eles têm a mania de ver Elvis Presley ou Jesus Cristo em torrada, batatas, nachos e outros gêneros alimentícios. Um estudo recente examina as bases neurocientíficas do fenômeno e conclui: uma batatinha frita que parece com Elvis funciona como a imagem do próprio Rei do Rock’n Roll para o cérebro - The Potato Chip Really Does Look Like Elvis! Neural Hallmarks of Conceptual Processing Associated with Finding Novel Shapes Subjectively Meaningful

:: Posts relacionados: Enxergando de olhos fechadosCiência dos sonhosAs vias musicais da emoção

No comments yet.

Leave a Reply