Imagens do inconsciente

Dra. Nise Silveira, psiquiatra Imagens do Inconsciente

Nise da Silveira (1905-1999) foi uma das psiquiatras mais influentes da história da especialidade no Brasil. Nascida em Alagoas, formou-se na Bahia e estabeleceu-se profissionalmente no Rio de Janeiro, onde implementou um serviço de terapia ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II em 1946. O setor baseava suas abordagens em técnicas de arteterapia.

Em 1952, Nise da Silveira organizou o acervo de obras produzidas pelos pacientes atendidos em seu serviço e criou o Museu de Imagens do Inconsciente. Nise chegou a trocar correspondência com Jung, e entendia a criação artística a partir da teoria do psicanalista alemão.

A psiquiatra acreditava que as pessoas com transtorno mental deviam ser tratadas com total respeito e liberdade. Em 1956 criou a Casa das Plameiras, um espaço terapêutico sem grades e em regime de hospital-dia. O serviço foi o primeiro no Brasil a usar esse modelo, hoje difundido.

Nise foi também uma das pioneiras no mundo a utilizar animais domésticos no tratamento de pessoas com enfermidades mentais. Era amante de gatos, e reconhecia que animais podiam servir como ponte para a realidade em pessoas com esquizofrenia.

Recomendo alguns links sobre a vida e obra de Nise da Silveira:

- Imagens do inconsciente é um documentário de 1982, centrado em pacientes e suas obras.

- 100 loucura é um curto documentário biográfico produzido pela TV Pinel

- Casa das Palmeiras: blog do espaço terapêutico, que precisa de doações para se manter. Saiba como doar no site.

Nise da Silveira – Do Mundo da Caralâmpia à Emoção de Lidar: entrevista feita com a psiquiatra em 1992

:: Leia também aqui no blog  Arteterapia na terra da RainhaInumeráveis estados do serO artista e o asilo

No comments yet.

Leave a Reply